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Conquistando novos leads para a sua clínica

Antes de começar a colocar em prática qualquer tipo de estratégia, é preciso ter em mente a importância em conhecer seu público-alvo a fundo, não apenas a classe que você quer atingir, e sim a faixa etária, o nível de escolaridade, o gênero, regionalidade, enfim, um perfil mais detalhado do seu público.

Quando definimos em nossas estratégias que criaremos e entregaremos conteúdos ao nosso público cometemos falhas relevantes por não conhecer tão bem os clientes que julgamos conhecer bem e a maioria das vezes você não sabe o que eles esperam da sua empresa. Outro erro bem comum é fazer conteúdos apenas que falam de si mesmo, da clínica ou da promoção que você desenvolveu. É interessante sair dessa zona cega e falar um pouco também sobre o nosso mercado e notícias institucionais, por exemplo.

Sem uma estratégia, não é possível medir os resultados e nem saber se a divulgação que sua empresa está fazendo está seguindo o rumo certo. Para isso veremos 4 grandes etapas de uma estratégia de conteúdo de sucesso.

A primeira etapa é o planejamento. O passo inicial é definir quais os objetivos para sua estratégia, se é atrair leads, clientes, se eu quero que meu conteúdo seja referência para aquele público ou educar o mercado ao invés de gerar leads, para amadurecer a ideia daquela nova tecnologia, por exemplo. Existem etapas menores dentro do planejamento, mas que devem ser feitas: definir a persona que você quer atingir, isso significa conhecer exatamente cada aspecto dessas pessoas como faixa etária, comportamento, área de atuação, qual o meio de informação ela usa e não se basear apenas no cargo.

Em seguida é necessário definir quais Keywords (palavras-chave) você irá dar prioridade, gerar conteúdo para tais palavras e se tornar referência nelas. Terceiro passo é definir e planejar conteúdo para cada etapa da jornada de compra, que consequentemente deve estar ligado também a cada tipo de persona, uma vez que cada persona tem uma maneira diferente na compra do serviço ou produto.

É necessário então ser feito a análise de canais, observar qual a rede tem mais seguidores, a forma que eles foram adquiridos (forma orgânica ou em forma de anúncios, por exemplo), é importante entender como estão esses canais para saber que tipo de conteúdo gerar. Por fim, o planejamento editorial que deve ser pautado para um tipo de persona específica, juntamente com uma palavra-chave em uma determinada etapa da jornada de compra. Desta forma você consegue direcionar melhor todo seu planejamento editorial. Quando tudo isso for realizado, vem a parte de ativação, etapa que é para o Setup do blog, o design e escolha de plataformas para gestão digital.

A segunda etapa é a produção de conteúdo, no qual será definido o que será produzido, pois existem infinitas opções de conteúdo como, por exemplo, posts, ebooks, infográficos, webinars, animações, planilhas, roteiros, vídeos, guias, manuais. É interessante sempre buscar formas criativas de passar esse conteúdo para se destacar no mercado. Depois de definir os tipos de conteúdo, começa o processo de produção de fato e esse é o grande ponto de desafio das empresas. Esta etapa pode ser feita de forma terceirizada, como por agências, freelancers ou de forma interna mesmo, se existir membros da equipe qualificados para isso.

A terceira etapa é a operação. É onde será definido estratégias de edição, como as formas de apresentação do blog, onde será publicado, qual conteúdo será enviado por emailmarketing, se as postagens serão feitas por meio de agência ou de forma independente. É também onde deverá acontecer o acompanhamento dos resultados destas publicações para saber quais conteúdos têm mais retorno e valem a pena serem produzidos e quais conteúdos estão trazendo mais leads qualificados.

A última etapa é a de promoção, que irá definir a forma de divulgação do conteúdo, para isso é preciso ser analisado qual tipo de divulgação é mais adequada para cada segmento e saber, além disso, o momento certo de postar o conteúdo. Existem várias formas de realizar essa ação, mas quatro delas precisam estar no seu planejamento: redes sociais, mídias pagas, assessoria de imprensa e relacionamentos.

Karina Costa – Marketing Veterinário – Agromarketing – www.karinacosta.com

 

 

 

 

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