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Covid-19 - O mundo veterinário antes, durante e depois

Covid-19 – O mundo veterinário antes, durante e depois

Eduardo Achoa e Marco Antônio Gioso

Tudo caminhava na mais tranquila normalidade, até que as primeiras notícias de uma nova doença que surgia na China começaram a se espalhar pelo mundo.

No início ninguém sabia muita coisa, parecia mais daquelas doenças que iriam dizimar metade da população e que no final não causaram nada de mais, mas em pouco tempo tudo “virou de cabeça para baixo”; a circulação de pessoas foi restringida e como consequência muitos negócios foram extintos, outros nasceram e muitos prosperaram.

A grande lição que fica reforçado: daqui para frente, tudo vai mudar e cada vez mais rápido. Qual a grande habilidade que teremos que desenvolver cada vez mais?

A capacidade de adaptação!

Mas qual foi o impacto destes fatos no “Mundo Veterinário”?

A restrição na circulação das pessoas obrigou-as a trabalhar de suas casas, tornando-as carentes de relacionamentos interpessoais e causando um primeiro reflexo no mundo veterinário, que foi o aumento na compra de animais de estimação.

Outra consequência direta foi que o convívio por mais tempo com seus antigos pets chamou atenção para problemas até então ignorados como pequenas dificuldades de locomoção, excesso de tártaro nos dentes, problemas de pele e outros mais.

Há quem diga que, como as clínicas veterinárias não fecharam, tornaram-se um “passeio”, em um momento em que havia pouquíssimas opções de lazer.

O importante é que uma parte do mercado veterinário, como clínicas, hospitais e laboratórios de médio e grande portes, cresceu durante a pandemia. Mas e a tal da capacidade de adaptação?

Por que alguns cresceram e outros fecharam?

Enquanto muitos esperavam os clientes chegarem, alguns passaram a sugerir a execução das cirurgias mais complexas, pois os tutores poderiam acompanhar mais de perto o pós-operatório, outros divulgaram vídeos explicando os procedimentos de segurança aplicados no estabelecimento, com a opção de o tutor sequer sair do carro, retirando o animal ainda do veículo e devolvendo-o da mesma forma e assim se diferenciando dos demais, além de muitas outras atitudes.

Outra consequência foi o aumento dos serviços de entrega domiciliar, impactando diretamente as pet shops que já viviam momentos difíceis com o crescimento das grandes redes e novamente a capacidade de adaptação se mostrou importante. Muitas clínicas reduziram a área de loja, ampliaram suas farmácias e criaram novos serviços como reabilitação, transformando sua petshop em uma “loja de conveniência” trabalhando com margens de lucro maiores, não se preocupando com a recorrência da compra.

A grande lição que o “mundo veterinário” aprendeu foi que precisa ser cada vez mais ágil nas suas decisões e, para que isso aconteça, ter uma boa gestão financeira e estratégica do seu negócio, o que se tornou imprescindível, pois só temos uma certeza:

Tudo vai continuar mudando e cada vez mais rápido.

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A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

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