Revista Negócios Pet

Você está valorizando ou desperdiçando o tempo do seu cliente?

Você está valorizando ou desperdiçando o tempo do seu cliente?

Maíra Gracini

O isolamento social afetou o mundo todo no decorrer do último ano e trouxe à tona a importância de nos mantermos em contato com as pessoas, seja via videoconferência, conversas de Whatsapp ou pelas mídias sociais. Mais do que interagir, a velocidade dessa troca se tornou essencial para trazer a proximidade que tínhamos frente a frente.

Se no ano de 1.500 foram necessários 40 dias para que a carta de Pero Vaz de Caminha chegasse ao rei de Portugal, anunciando a descoberta de novas terras, hoje levaria poucos segundos para receber uma mensagem. E com isso ficamos mais impacientes, seja com aplicativos de caronas que demoram 5 minutos para chegar ou uma mensagem de e-mail sem resposta por algumas horas. A evolução da tecnologia desde então foi um agente de transformação para sermos ágeis em todos os aspectos; e a necessidade das pessoas acompanhou essa jornada.

Não foi uma surpresa que o uso de Whatsapp para falar com as marcas cresceu 327% na América Latina desde o início da pandemia, ou que a velocidade e a simplicidade de uma experiência on-line com um serviço fossem determinantes para 82% dos clientes gastarem mais com uma marca no ano passado, como apontou o estudo CX Trends 2021.

Afinal, se um cliente que perdeu sua conexão à internet busca a operadora para resolver seu problema, a última coisa que ele deseja é esperar na linha, ser passado de atendente em atendente ou precisar repetir informações mais de uma vez. O que que ele busca o contato e saber que o problema será resolvido. E mais, que seja no canal que ele mais costuma usar para tornar mais fácil e rápido esse contato, por telefone, Whatsapp ou mídias sociais. É a conveniência mídias sociais. É a conveniência ligada à agilidade.

A brasileira Loft, por exemplo, se tornou uma das startups do ramo imobiliário mais valiosas no mundo e um dos grandes diferenciais deles foi na agilidade. E não apenas na transformação do modelo de negócios, mas também no atendimento e proximidade com os clientes. Ao adotar recursos que possibilitaram unificar os dados e canais de contato dos clientes em uma única tela e novas estratégias de priorização de chamados, a empresa reduziu o tempo de resposta via e-mail para apenas 15 minutos e de telefone para 10 segundos. E os clientes percebem essa diferença.

Adotando uma operação ágil

Recentemente, o tema de agilidade e experiências foi debatido por especialistas durante o evento Zendesk On Air e trouxe à tona alguns elementos importantes para ser ágil na relação com clientes.

Se olharmos para empresas que se adaptaram com agilidade à pandemia e se tornaram exemplos de uma boa experiência, encontramos o cliente e a agilidade no centro da cultura de gestão. E quando se tem isso dentro de casa, estender boas experiências ao cliente se torna um passo natural. Não adianta implementar novas ferramentas e deixá-las abandonadas. É preciso investir continuamente para escalar e adaptar a tecnologia conforme negócio se transforma, além de treinar as equipes para tirar o melhor proveito das ferramentas, e isto é definido por uma liderança que prioriza a agilidade e o cliente.

Alinhando sua empresa com as tendências de consumo

A pesquisa CX Trends 2021 mostrou que 68% dos agentes de atendimento ao cliente nas empresas latinoamericanas estão sobrecarregados e 48% sentindo falta dos recursos certos para serem eficientes no trabalho a distância. E queira ou não, isso vai impactar diretamente na velocidade com que atendem e na velocidade com que atendem e resolvem os problemas dos clientes. São tecnologias que entregam vantagens como automação, visão da jornada e dos dados do cliente e recursos de comunicação com outras áreas.

Automação e personalização

A automação e a inteligência artificial, por exemplo, estarão cada vez mais presentes para dar agilidade no contato com clientes, possibilitando direcionar chamados comuns para canais de autoatendimento e chatbots, onde conse-guem acessar informações, emitir vias, realizar pagamentos e resolver uma série de questões menos complexas de forma rápida e fácil. E para os times de atendimento significa mais tempo para dedicar a casos prioritários.
Tenha em conta que o aumento do uso da inteligência artificial deve pavimentar o caminho para que nós, humanos, utilizemos nosso tempo cada vez mais para o que nos faz ser únicos: nossa criatividade e as conexões sociais que cria-mos.

A personalização também se tornou outra estratégia para aliar agilidade a uma boa experiência. Ao adotar tecnologias que capturam e centralizam dados dos clientes e de toda a jornada deles com a marca, é possível identificá-los dentro dos canais de contato e tratá-los de uma forma muito mais pessoal, muitas vezes identificando o problema a ser resolvido antes do próprio cliente se manifestar.

Portanto, ser ágil e adotar tecnologias que suportem isso significa criar caminhos para se aproximar cada vez mais dos clientes e entregar as experiências que esperam ter de uma marca hoje em dia.

Chegou a hora em que as empresas já possuem propriedade para se questionarem se estão valorizando o tempo do cliente ou desperdiçando. E isso fará toda a diferença quando ele se lembrar da marca.

Maíra Gracini é diretora sênior de Marketing da Zendesk para a América Latina.

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.