Chamado de Galgo Afegão ou mesmo de Afghan Hound, este cachorro de grande porte é um dos animais com visual mais icônico de todo o mundo.
Com tons de creme e pelos compridos e sedosos, esse é um cachorro criado no Afeganistão para ser um companheiro de caças e que hoje vem sendo muito exibido em competições de beleza devido ao seu visual singular.
Acredita-se que os ancestrais dos galgos sejam cachorros que tiveram muita fama na época do Antigo Egito, servindo como cães de companhia para faraós e inspirando contos da mitologia egípcia.
No passado, essa raça de cães foi desenvolvida e trabalhada para ser uma raça responsável por caçar animais de pequeno porte, como lebres, gazelas e coelhos. Os pelos longos serviam para ajudá-los a tolerar as mudanças de temperaturas abruptas, que faziam com que uma mesma pessoa sentisse muito calor e muito frio em um mesmo dia.
Os cães da raça Galgo Afegão foram levados pela primeira vez à Inglaterra, no século XX, e chamaram enorme atenção no país por suas características marcantes e singulares.
Devido ao seu porte elegante e seus traços delicados, os Afghan Hound ganharam imensa popularidade. Aos poucos, eles deixaram de ser cachorros de caça para serem tratados como verdadeiros cães de companhia e cães para serem exibidos em concursos de beleza canina.
O Afghan Hound costuma ter pelos longos e finos, que parecem quase humanos, caso estejam bem escovados. Entre suas cores principais, o Galgo Afegão pode ter cores como creme, branco, preto e cinza entre suas tonalidades majoritárias, mas o cão pode ter todas as cores para ser considerado como parte dessa raça.
Além disso, os cães dessa raça têm um porte elegante e longilíneo que os deixam com uma aparência muito elegante.
O peso médio do Afghan Hound é de 26 kg a 34 kg para ambos os sexos. A altura média do Afghan Hound é de 60 cm a 69 cm para as fêmeas e de 68 cm a 74 cm para os machos.
A expectativa de vida do Afghan Hound é de 12 a 14 anos de idade.