Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A raça teve sua origem na Alemanha, quando no início de 1984, nasceu em uma ninhada de Yorkshire Terrier e um filhote com características distintas dos demais.
Os criadores, Sr. Werner Biewer e Sra. Gertrude Biewer, até então criadores e expositores de cães da raça Yorkshire Terrier, ficaram surpresos ao verem um filhote tricolor (azul aço, dourado e branco). Este filhote, chamado “Schneeflocken von Friedheck”, era filho do casal “Darling Freidheck” e “Fru-fru Freidheck”. A partir deste filhote, o Sr. e Sra. Biewer iniciaram um programa de criação que visava fixar estas características distintas e, após alguns anos de criação seletiva, foi estabelecido o primeiro padrão oficial para a raça, inicialmente denominada “Biewer Yorkshire a la Pom Pon”.
Logo, a raça despertou interesse e ganhou popularidade e novos criadores surgiram em todo o mundo, com o objetivo único de torná-la reconhecida pela maioria das entidades cinófilas.
Leia também:
- Biewer Terrier
- Os cuidados com um filhote de gato
- Os cuidados com os filhotes de aves em cativeiro
- Gestante & Filhote: cuidado desde o início
- Toy Fox Terrier
Atualmente, já existem diversos clubes especializados e a raça está amplamente difundida. O Biewer foi introduzido nos Estados Unidos da América em 2003 e o “Biewer Terrier Club of America” (BTCA), juntamente com o “Biewer Terrier Registry of America” (BTRA) estão realizando um trabalho sério, onde somente são aceitos para registro os cães com exames de DNA. Este procedimento visa proteger a diversidade genética da raça, evitando que criadores não éticos e inescrupulosos realizem acasalamentos do Biewer Terrier com outras raças.
O Biewer tem a aparência de um elegante Terrier, de pelagem tricolor e longa. A pelagem cai reta para ambos os lados, repartida por uma linha que se estende da trufa até a base da cauda. O dorso é plano, com a altura dos ombros igual à altura da garupa. Embora de aparência quadrada, o comprimento do corpo pode ser ligeiramente maior do que a altura na cernelha. A cauda é portada alta, com a ponta direcionada para o dorso e coberta por uma pelagem longa.
Hoje, o Biewer e o Yorkshire Terrier são considerados raças únicas por direito próprio. Cães dessa raça pesam de 2 a 4 kg e medem de 17 a 27 cm.